terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

A loucura da matemática do relacionamento



Meu professor de Cristologia, o Pe. Patrick, fez uma observação muito interessante em sala de aula sobre o casamento. Não me lembro bem como chegamos a este assunto, mas a colocação dele foi extremamente feliz. Sua matemática do relacionamento sobre pessoas que dizem que encontraram “a cara metade” ou “a outra metade” é bastante interessante e quero partilha-la com vocês. Vejamos:

             1/2 x 1/2 = 1/4 

  Portanto, que procura alguém para o preencher quando ele mesmo não é inteiro, jamais conseguirá completar-se, tão pouco completará alguém.
Pelo contrário....
        1 x 1 = 1 

...A pessoa que se possui inteiramente pode também se doar inteiramente, e com outra pessoa- inteira- formarem um.

A grande dificuldade é se possuir, construir um ser humano sólido e aberto para o novo. Neste sentido uma das funções do companheiro em um relacionamento é auxiliar o outro na descoberta de si, do seu potencial. Ajudar alguém no caminho do auto-conhecimento é um ato de amor e só deve ser feito por isso, uma vez que é dificílimo lidar com as imperfeições do outro. Defeito nada mais é do que obstáculo que todos nós ganhamos de propósito para trabalharmos neles durante toda a vida, e não será repentinamente que tudo voltará para o lugar. Paciência e amor.

A beleza da matemática do amor é justamente essa gratuidade, essa doação ao e pelo outro, onde um mais um não é dois, onde experiencias de vida versus outras experiencias não tem a função de se  completarem e não só se preenchem, onde dividir é fica com mais e diminuir é criar mais espaço pro amor.



Por Paloma

2 comentários:

  1. Caramba, tia...
    Tava indo dormir já, mas vc sabe... É vc, e eu resolvii ler... e simplismente, NOSSA!
    A observação é muito pertinente e feliz. É exatamente isso que acontece (ou deveria). E é por nos trasnformar em metades de nós mesmos e procurar a metade do outro que nos perdemos. Enquanto não nos bastarmos, enquanto não formos realmente completos, vai ser cada dia mais difícil perdurar em um relacionamento! Então, que sejamos inteiros e possamos nos doar por inteiro ao outro e ser feliz! ;)

    Te Amo, Tia... Saudades.

    ResponderExcluir
  2. Poxa, fiquei emocionada aqui. Só pq sou eu? caraaaaa, ganhei a noite!
    obrigada, tia, porme acompanhar no meu cantinho! fico mt feliz quando alguém que eu amo é é tão especial faz isso... tipo, se torna irrelevante milhão de pessoas lerem e quem é importante não vê. é quase por ai! rsts

    vc é linda!
    obrigada, gata! Amo demais e sempre!

    ResponderExcluir

Faça um blogero feliz e comente =D